A Associação Diogo de Azambuja (doravante designada por ADA) foi criada por escritura pública outorgada a 07 de setembro de 1999, como uma associação sem fins lucrativos e por tempo indeterminado.
A ADA tem por objeto social a promoção do ensino profissional com vista à integração de alunos e demais utilizadores na vida profissional ativa. Desenvolve a sua intervenção através da escola profissional, de que é proprietária, e em articulação com entidades locais e/ou nacionais, de forma remunerada ou não, fortalecendo e reforçando, também, as suas competências técnicas e parcerias.
A ADA é, atualmente, a entidade gestora da Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM). Possui, desde 1990, uma oferta formativa profissional no âmbito de serviços de interesse regional, nomeadamente na área da agricultura e de serviços (multimédia).
Certificada pela DGERT para ministrar formação profissional de curta e longa duração para adultos é, ainda, detentora de autorização de funcionamento para ministrar Cursos Profissionais e Cursos de Educação e Formação de Jovens. Desde dezembro de 2020, possui um sistema de garantia da qualidade, certificado segundo a norma EQAVET.
A ADA é um motor de desenvolvimento para a região, impulsionado pela crença no poder transformador da educação. Trabalhamos em parceria com empresas e instituições locais, oferecendo formação de qualidade e oportunidades de estágio, formando técnicos qualificados que contribuem para o desenvolvimento da comunidade e facilitam a inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho.
A ADA desenvolve a sua atividade em quatro grandes áreas:
O ensino e formação profissional inicial para jovens através da escola profissional de que é proprietária a Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM);
Formação profissional para ativos e desempregados, em diversas áreas de atuação, visando atualizar e aprimorar as suas competências profissionais;
Gestão da exploração agrícola propriedade da ADA, articulando o seu funcionamento com as necessidades pedagógicas dos cursos da área agrícola ministrados na EPDRBM;
Conceção e/ou participação em projetos nacionais e internacionais que em complemento da sua atividade principal (o ensino profissional), sejam uma mais-valia para a comunidade escolar da EPDRBM e do concelho de Montemor-o-Velho.
A ADA oferece formação para diferentes perfis, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um:
Que buscam uma alternativa ao ensino regular e desejam adquirir uma qualificação profissional.
Que desejam continuar os seus estudos e obter um diploma profissional e equivalência ao 12º ano.
Que procuram atualizar ou aprofundar os seus conhecimentos em áreas específicas.
Que necessitam de serviços especializados ou produtos de qualidade nas áreas agrícola e agroindustrial produzidos na exploração agrícola da ADA.
A equipa docente da ADA é composta por professores e formadores qualificados, com formação académica ou experiência técnica nas áreas que lecionam, garantindo a qualidade do ensino. Em complemento ao corpo docente, a equipa não docente é composta por profissionais especializados em diversas áreas, como gestão, finanças, psicologia, orientação e apoio pedagógico, que garantem o bom funcionamento da instituição e o bem-estar dos alunos.
A Associação Diogo de Azambuja (ADA) dispõe de uma infraestrutura completa para o ensino e a aprendizagem, distribuída em dois edifícios na vila de Montemor-o-Velho e ainda diversos terrenos agrícolas com uma área aproximada de 27 ha.
A aprovação de um Centro Tecnológico Especializado, permitirá a breve prazo modernizar e melhorar significativamente os recursos materiais disponíveis num investimento previsto de 1.600.000,00 € aproximadamente.
A ADA financia as suas atividades através de diferentes fontes de receita:
A ADA financia as suas atividades através de diferentes fontes de receita: financiamento de projetos específicos, proveitos da exploração agrícola, prestação de serviços e quotizações dos associados.
Ano letivo 2023-2024
Pessoas 2030 Ficha de Operação Video
Erasmus +
Ano letivo 2024-2025
Pessoas 2030 Ficha de Operação Video
Erasmus +
PRR
A Associação Diogo de Azambuja estabelece parcerias estratégicas com entidades de referência, a nível local, regional e nacional, para garantir a qualidade e a relevância da sua oferta formativa.
Ministério da Educação
Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP)
Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO)
AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas (APEPA)
Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF)