Associação

Associação Diogo de Azambuja: A Impulsionar o Futuro Através da Educação Profissional

A Associação Diogo de Azambuja (doravante designada por ADA) foi criada por escritura pública outorgada a 07 de setembro de 1999, como uma associação sem fins lucrativos e por tempo indeterminado.

A ADA tem por objeto social a promoção do ensino profissional com vista à integração de alunos e demais utilizadores na vida profissional ativa. Desenvolve a sua intervenção através da escola profissional, de que é proprietária, e em articulação com entidades locais e/ou nacionais, de forma remunerada ou não, fortalecendo e reforçando, também, as suas competências técnicas e parcerias.

A ADA é, atualmente, a entidade gestora da Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM). Possui, desde 1990, uma oferta formativa profissional no âmbito de serviços de interesse regional, nomeadamente na área da agricultura e de serviços (multimédia).

Certificada pela DGERT para ministrar formação profissional de curta e longa duração para adultos é, ainda, detentora de autorização de funcionamento para ministrar Cursos Profissionais e Cursos de Educação e Formação de Jovens. Desde dezembro de 2020, possui um sistema de garantia da qualidade, certificado segundo a norma EQAVET.

Os nossos associados

Associação de Beneficiários da Obra de Fomento Hidroagrícola do Baixo Mondego
Associação Fernão Mendes Pinto
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Baixo Mondego, CRL
Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
Lacticoop - União de Cooperativas de Produtores de Leite de Entre Douro e Mondego, U.C.R.L.
Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho
Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho

A ADA é um motor de desenvolvimento para a região, impulsionado pela crença no poder transformador da educação. Trabalhamos em parceria com empresas e instituições locais, oferecendo formação de qualidade e oportunidades de estágio, formando técnicos qualificados que contribuem para o desenvolvimento da comunidade e facilitam a inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho.

Estrutura Orgânica

Atividades

A ADA desenvolve a sua atividade em quatro grandes áreas:

O ensino e formação profissional inicial para jovens através da escola profissional de que é proprietária a Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego (EPDRBM);

Formação profissional para ativos e desempregados, em diversas áreas de atuação, visando atualizar e aprimorar as suas competências profissionais;

Gestão da exploração agrícola propriedade da ADA, articulando o seu funcionamento com as necessidades pedagógicas dos cursos da área agrícola ministrados na EPDRBM;

Conceção e/ou participação em projetos nacionais e internacionais que em complemento da sua atividade principal (o ensino profissional), sejam uma mais-valia para a comunidade escolar da EPDRBM e do concelho de Montemor-o-Velho.

Destinatários / Clientes

A ADA oferece formação para diferentes perfis, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um:

Jovens com idade igual ou superior a 15 anos

Que buscam uma alternativa ao ensino regular e desejam adquirir uma qualificação profissional.

Jovens com o 9.º ano concluído

Que desejam continuar os seus estudos e obter um diploma profissional e equivalência ao 12º ano.

Profissionais e adultos

Que procuram atualizar ou aprofundar os seus conhecimentos em áreas específicas.

Particulares, Empresas ou instituições

Que necessitam de serviços especializados ou produtos de qualidade nas áreas agrícola e agroindustrial produzidos na exploração agrícola da ADA.

Recursos

Recursos Humanos:

A equipa docente da ADA é composta por professores e formadores qualificados, com formação académica ou experiência técnica nas áreas que lecionam, garantindo a qualidade do ensino. Em complemento ao corpo docente, a equipa não docente é composta por profissionais especializados em diversas áreas, como gestão, finanças, psicologia, orientação e apoio pedagógico, que garantem o bom funcionamento da instituição e o bem-estar dos alunos.

A Associação Diogo de Azambuja (ADA) dispõe de uma infraestrutura completa para o ensino e a aprendizagem, distribuída em dois edifícios na vila de Montemor-o-Velho e ainda diversos terrenos agrícolas com uma área aproximada de 27 ha.

A aprovação de um Centro Tecnológico Especializado, permitirá a breve prazo modernizar e melhorar significativamente os recursos materiais disponíveis num investimento previsto de 1.600.000,00 € aproximadamente.

A ADA financia as suas atividades através de diferentes fontes de receita:

  • Projetos específicos: A associação participa em projetos, nomeadamente ações de formação cofinanciadas pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, cujos proveitos cobrem os custos inerentes.
  • Exploração agrícola: A exploração agrícola integrada na EPAAD gera receitas significativas para a associação.
  • Prestação de serviços: A ADA obtém proveitos através da prestação de serviços, nomeadamente através do Departamento de Prestação de Serviços.
  • Quotizações dos associados: As contribuições dos associados são uma importante fonte de financiamento para a associação.
  • Outras fontes: A ADA beneficia ainda de outras fontes de receita, como o aluguer de instalações (salas de formação e auditório), propinas de cursos não financiados e donativos de particulares.

A ADA financia as suas atividades através de diferentes fontes de receita: financiamento de projetos específicos, proveitos da exploração agrícola, prestação de serviços e quotizações dos associados.

Ano letivo 2023-2024

Pessoas 2030              Ficha de Operação                                Video

Erasmus +

            Ano letivo 2024-2025

Pessoas 2030              Ficha de Operação                                 Video

Erasmus +

PRR

Parcerias

A Associação Diogo de Azambuja estabelece parcerias estratégicas com entidades de referência, a nível local, regional e nacional, para garantir a qualidade e a relevância da sua oferta formativa.

Ministério da Educação

Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP)

Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO)

AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego

Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas (APEPA)

Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF)