Escola

Breve Historial

Criadas entre 1990 e 1991 as duas escolas profissionais de Montemor-o-Velho, Escola Profissional de Montemor-o-Velho (com uma oferta formativa centrada na área dos serviços) e Escola profissional Agrícola Afonso Duarte (com uma oferta formativa centrada na área agrícola), durante alguns anos, possuíram personalidade jurídica e fiscal, sendo autónomas e independentes entre si. No entanto, por força de possuírem promotores e partilharem objetivos comuns, foram-se ensaiando estratégias de atuação na perspetiva de otimizar recursos e potenciar resultados.

Por via do instituído no Decreto-Lei nº 4/98 de 8 de janeiro, a 7 de setembro de 1999 cria-se uma entidade proprietária única para ambas as escolas profissionais de Montemor-o-Velho – a Associação Diogo de Azambuja (ADA).

A partir do ano letivo 2012/2013, os efeitos de uma evolução demográfica negativa começam a fazer-se sentir a par de uma concorrência cada vez maior das escolas públicas onde o ensino profissional também começou a ser ministrado. Tudo isto se traduziu na diminuição contínua do nº de turmas/alunos e como consequência iniciou-se um ciclo de redução do quadro de pessoal.

Em outubro de 2018, a meteorologia mostrou-se inclemente e provocou sérios danos nos edifícios onde as duas escolas estavam sedeadas, como consequência e porque os danos estruturais do edifício da EPAAD punham em risco a segurança das pessoas, a atividade letiva foi transferida para o edifício da EPM. Assim, mais por força da meteorologia do que por um qualquer planeamento, a união das duas escolas tornou-se “de facto”.

No dia 1 de outubro de 2020 é oficialmente criada a Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego – EPDRBM, resultante da fusão das duas escolas anteriormente existentes.

Missão

Na Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, a nossa missão é ser um catalisador de oportunidades, inspirando e capacitando jovens e adultos a construir um futuro de sucesso, através de uma formação profissional de excelência, alinhada com as necessidades do mercado de trabalho e as aspirações de cada membro da nossa comunidade escolar.

Acreditamos que cada jovem possui um potencial único, e estamos empenhados em despertar talentos e construir carreiras, oferecendo um ensino prático e inovador, que valoriza a experiência e o desenvolvimento pessoal.

Visão

Ser um polo de excelência na formação profissional, reconhecido pela qualidade e inovação do ensino, e pela capacidade de preparar jovens e adultos para os desafios do futuro.

Queremos ser um espaço de aprendizagem dinâmico e inspirador, onde cada estudante se sinta valorizado e motivado a alcançar o seu potencial máximo.

Projetamos um futuro em que a nossa escola seja um centro de conhecimento e inovação, promovendo a colaboração entre alunos, professores, empresas e a comunidade local.

Acreditamos que, ao investir no desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, estamos a capacitar os nossos alunos para um futuro de sucesso e a contribuir para o progresso da nossa comunidade.

Os nossos valores

Inovação

Acreditamos que a procura constante por novas soluções e estratégias é fundamental para oferecer um ensino de qualidade relevante para o futuro.

Melhoria Contínua

Apostamos na excelência, investindo continuamente na formação da nossa equipa e na melhoria dos nossos serviços.

Comunidade

Valorizamos a relação próxima com a comunidade local, estabelecendo parcerias e contribuindo para o desenvolvimento da região.

Participação

Promovemos a participação ativa de todos na comunidade escolar, valorizando cada voz na construção de uma escola mais democrática.

Política de Qualidade

A Política de Qualidade da Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego descreve as metas e objetivos considerados relevantes para a organização, assim como o compromisso da gestão em alcançar esses objetivos. Enfatiza a melhoria contínua do desempenho da escola, garantindo que todos os colaboradores se empenham na prossecução da visão, missão, objetivos e estratégia organizacional, na satisfação das necessidades e expectativas dos alunos.

Para tal, a Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego define, documenta e implementa a sua política da qualidade, estabelecendo metas a médio e longo prazo, tais como:

Escutar Ativamente os “stackholders”

As vozes dos nossos alunos, colaboradores, parceiros e comunidade guiarão a nossa atuação na procura contínua da excelência dos serviços que prestamos.

Através do estudo, da observação, da análise constante e da experimentação fundamentada, aprendemos com os resultados e temos a capacidade de mudar o rumo quando necessário, sempre na procura de soluções inovadoras para o ensino e a aprendizagem.

Reforçamos as competências individuais, a consciência da responsabilidade pelas suas ações e o pensamento construtivo, promovendo uma comunicação interna participada no sentido da consolidação de uma identidade comum.

 

Integramos e promovemos redes de parcerias ativas no sentido do exercício consciente de uma responsabilidade social, na procura de soluções comuns e na construção de uma sociedade inclusiva.

 

Asseguramos o equilíbrio entre o desenvolvimento da atividade da organização, o ambiente e o bem-estar de todos os que nela participam.

 

Cumprimos a legislação vigente e os normativos nacionais e comunitários, garantindo a qualidade e a segurança dos nossos serviços.

Sistema de Garantia da Qualidade

A Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego, com o objetivo de consolidar a sua posição como referência regional e nacional na formação profissional, implementou um Sistema de Garantia da Qualidade alinhado com o Quadro de Referência Europeu EQAVET.

Este sistema visa assegurar a qualidade e a relevância da nossa oferta formativa, com foco na qualificação e certificação de competências académicas e profissionais, através da melhoria contínua dos nossos processos e serviços. Para isso, promovemos o envolvimento ativo de todos os stakeholders.

– alunos, professores, colaboradores, empresas e comunidade local – na avaliação e aprimoramento contínuo da nossa escola.

Com o Sistema de Garantia da Qualidade, a Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego reforça o seu compromisso com a excelência no ensino, a inovação e a formação de profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho, assumindo-se como um centro de recursos e conhecimento numa rede alargada de parcerias, apostada no sucesso profissional dos seus alunos.

Parcerias

A EPDRBM assume-se como uma escola aberta e dinâmica, profundamente vinculada e convergente com o meio onde se insere, integrando e promovendo redes de parcerias ativas no sentido do exercício consciente de uma responsabilidade social, que procura soluções comuns na construção de uma sociedade inclusiva.

Tais parcerias contribuem para o enriquecimento das atividades da EPDRBM e, por conseguinte, para a formação de alunos/as, potenciando a participação destes e da EPDRBM nas empresas localizadas na região e, ainda, na comunidade. Beneficia, também, enquanto parceira, do exponencial crescimento do número de empresas sediadas nas zonas industriais do concelho, bem como da especialização tecnológica das empresas localizadas na região do Baixo Mondego.

Desde 2018, as parcerias estendem-se, também, ao contexto europeu, através da participação em programas europeus, como o Erasmus+, envolvendo a participação de alunos e colaboradores, docentes e não docentes, em programas de jobshadowing e Learning Mobility of Individuals.

O modelo de relacionamento da EPDRBM com o meio envolvente assenta na parceria e concertação, encontrando-se celebrados diversos protocolos que visam maximizar os resultados educativos e a qualificação dos jovens. Para todos os cursos está garantida a formação em contexto de trabalho numa empresa e a oferta educativa da EPDRBM responde às exigência e necessidades dos recursos humanos necessários para dar resposta às necessidades empresariais da região.

Ano Letivo 2024/2025
  • Plano de atividades 2024/2025 
  • Relatório Final do Ano Letivo 2024/2025 
  • Relatório de Progresso Anual EQAVET – nov 2024
  • Plano de Melhorias – nov 2024