Formação Contínua

Formações Modulares Certificadas
Clique para mais informações


Nos dias 25,26 e 27 de fevereiro, um grupo de alunos da Escola Profissional de Montemor-o-Velho, do Curso Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente estiveram em Madrid no Salão Internacional de Segurança (SICUR). Os alunos foram acompanhados pelas professoras Marlene Teixeira e Susana Oliveira.

Organizada pela IFEMA, a SICUR consolidou-se como um dos encontros profissionais mais destacados do calendário europeu e é uma feira que oferece a visão global de uma indústria em constante evolução e uma plataforma de negócios e informação que proporciona a expositores e visitantes, o espaço ideal para promoverem a sua atividade, e ainda o intercâmbio de experiências e uma rigorosa atualização de conhecimentos.

Foram várias as temáticas representadas na feira e de relevância na área de Higiene e Segurança do trabalho e Ambiente, destacando-se as seguintes:

  • Prevenção e combate a incêndios;
  • Sistemas automáticos de deteção de incêndios;
  • Técnicas de socorro e salvamento;
  • Sinalização e iluminação de segurança;
  • Técnicas de impressão de sinalização de segurança;
  • Equipamentos de proteção coletiva e equipamentos de proteção individual;
  • Equipamentos de avaliação de ruído, vibrações, iluminação, ambiente térmico, gases, poeiras entre outros;
  • Procedimentos de recolha, redução, reutilização e reciclagem de materiais.

Também a área das novas tecnologias estiveram representadas nesta feira com tecnologias de vanguarda, entre elas:

  • Câmaras de vigilância panorâmica inteligente;
  • Tecnologias de reconhecimento facial;
  • Imobilizador de veículos e máquinas de risco;
  • Cadeados conectados por Bluetooth;

A viagem teve ainda uma vertente mais cultural/turística, possibilitando aos alunos visitar as cidades de Salamanca e Segóvia que apresentam um riquíssimo património histórico e arquitetónico.

Desta forma, a Escola Profissional de Montemor-o-Velho continua a proporcionar aos seus alunos a possibilidade de ampliarem os seus saberes pela experiência em contexto real, potenciando assim, os seus saberes quer ao nível académico quer a nível pessoal.

alt


No âmbito da comemoração do Mês da Internet Mais Segura 2016, promovido pelo SeguraNet, decorrem hoje na Escola Profissional de Montemor-o-Velho, ações de (in)formação acerca da temática "Cybercrime". O SeguraNet é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação/Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas e tem como missão promover a navegação segura, crítica e esclarecida da Internet e dos dispositivos móveis na comunidade educativa.

Esta iniciativa foi planificada pela professora Susana Oliveira, do grupo disciplinar de Informática e as sessões dinamizadas por agentes da Escola Segura da GNR de Montemor-o-Velho.

Pretende-se, desta forma, que os nossos alunos possam fazer uma utilização da internet de forma esclarecida e responsável.

alt


A Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte recebeu alunos do pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho.

Esta atividade teve como objetivo a realização de experiências laboratoriais onde os meninos tiveram oportunidade de fazer sabonetes de glicerina, velas flutuantes e sais de banho. Cada menino levou para casa um sabonete e um tubo de ensaio com sais de banho feito por si.

A Educadora Paula agradeceu a disponibilidade da Professora Florbela, responsável por esta atividade.

alt