Formandos da Associação Diogo de Azambuja (ADA) defendem publicamente as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP), condição para terminarem o currículo de aprendizagem e de formação profissional.

Estas provas, que começaram dia 25 de junho prolongando-se até 9 de julho, traduzem-se numa “demonstração pública” dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo da formação durante os três anos do respectivo curso. Perante um júri, que também integra elementos ‘estranhos’ ao quadro de docentes da ADA, esta apresentação tem incidência especial nos resultados obtidos no Estágio em Contexto de Trabalho que os formandos realizaram em diferentes instituições e empresas, bem como no projeto de final de curso”. A aprovação desta fase final do curso, permite-lhes a obtenção da qualificação profissional de nível IV, assim como a equivalência ao 12.º ano de escolaridade.

Neste contexto, os formandos da ADA já começaram a apresentar as respetivas PAP’s sobre “saberes e práticas” acumulados ao longo de três anos nos cursos: Técnico de Multimédia (25 e 26 de junho), Técnico de Informática de Gestão (27), Técnico de Animação Sociocultural (4 e 5 de julho); Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente (9 e 10), da EPM; e Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar (4 a 6 de julho), da EPAAD.

Os formandos que obtêm a qualificação profissional de nível II, com equivalência ao 9.º ano de escolaridade, também realizam as Provas de Avaliação Final (PAF). Na EPM, os alunos do Curso de Operador de Informática realizam uma prova de desempenho profissional que consiste na realização de uma Prova Teórica e uma Prova Prática, com a duração total de 7h00 (3h30 em Sala de Informática e 3h30 em Oficina de Informática), no dia 5 de julho, terminando o processo de PAF no dia seguinte.

Os alunos EPAAD, do Curso de Operador Agrícola, apresentam a respetiva PAF, na quinta do Taipal, no dia 9 de julho. Estas PAF’s constam de Provas Práticas com manobramento de tractor agrícola acoplado com várias alfaias: grade de discos, charrua, grade rotativa de facas direitas (rototerra), escarificador, enfardadeira de rolos e destroçadora.