Por que “não é só no setor da construção civil que existem riscos” alunos da EPM “auditam” diferentes locais de trabalho, sensibilizando para “riscos laborais”.

Alunos da EPM ‘auditaram’ Creche Infante Dom PedroOs alunos da turma HH, do Curso de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente (HSTA), da Escola Profissional de Montemor-o-Velho (EPM), realizaram, no dia 3 de maio, uma visita de estudo à Creche Infante Dom Pedro, em Tentúgal, no âmbito da disciplina Ambiente e Métodos de Análise de Riscos de Trabalho (AMART).

Esta atividade prático - formativa, realizada em contexto de trabalho, teve como objetivos “verificar o cumprimento das boas práticas por parte dos trabalhadores e do empregador; avaliar a adequabilidade dos procedimentos e registos; detetar não conformidades pontuais ou sistemáticas que coloquem em riscos a segurança e elaborar uma Auditoria de Higiene e Segurança contendo não só as não conformidades como também as ações corretivas ou de melhoria a implementar”.

Tratou-se, de resto, de uma “auditoria” às condições de funcionamento da Creche da Associação Fernão Mendes Pinto, tendo em vista sensibilizar a instituição, encarregados de educação, funcionários e cidadãos em geral de que “não é só no setor da construção civil que existem riscos”. Para a docente Helena Cadima, coordenadora do curso HSTA, que conduziu esta “auditoria”, acompanhada da professora Marlene Teixeira, “é também necessário ter em atenção as creches bem como os centros de dia”, explicando, nomeadamente, “a dificuldade de mobilidade em caso de surgir uma situação de emergência”.

Referiu que foram verificadas algumas deficiências, mas “nada de grave”, avançando que “a Associação Fernão Mendes Pinto já tomou as medidas necessárias para corrigir essas pequenas lacunas”. A docente afirmou que não podemos esquecer que “as crianças são o melhor do mundo”, pelo que “devemos protegê-las”.

De realçar que os alunos tiveram acesso a todos os sectores da Creche, e, de uma forma geral, acharam “interessante, útil e pertinente” a realização desta “aula prática”, uma vez que recolheram informações e conhecimentos relacionados com os objetivos traçados para a atividade.