A ADA, apostando em novas oportunidades de saídas profissionais, vai alargar a sua oferta formativa.

A Associação Diogo de Azambuja (ADA), com a Escola Profissional (EPM) e Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte (EPAAD), é um projeto educativo e formativo que se afirmou no concelho de Montemor-o-Velho e região. Tendo como objetivo primordial formar técnicos de qualidade para um mercado de trabalho criativo e exigente, os responsáveis pedagógicos de ambas as escolas pretendem proporcionar aos jovens da região a “mais-valia da dupla qualificação do ensino profissional garante”.

Além dos cursos atualmente a decorrer, no ano letivo 2012/2013, vai dar início aos cursos de Técnico Comercial (nível 2 - tipo 3); Técnico de Auxiliar de Saúde (nível 4) e Técnico de Design de Equipamentos (nível 4), na EPM, e Operador de Jardinagem (nível 2 - tipo 2), na EPAAD.

Foi neste sentido que a ADA já recebeu alunos dos Agrupamentos de Escolas de Alhadas e São Silvestre e visitou os Agrupamentos de Escolas de Arazede e Buarcos. Esta mostra de oferta formativa foi especialmente dedicada aos alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade, porque a conclusão do 3.º Ciclo é um momento crucial para a construção do caminho profissional, tendo como alternativas quer o prosseguimento de estudos quer a formação profissional para ingressar no mundo laboral. Os jovens que optam pelo ensino profissional obtêm duas certificações: o nível de escolaridade do 12.º ano e a habilitação profissional, para entrada no mercado de trabalho.

Os jovens que visitaram a ADA tiveram oportunidade de fazer uma visita às diferentes salas de aula e sectores de “aulas práticas”, nomeadamente sala de Informática e Estúdio de Multimédia (EPM), como também ao laboratório e aos campos de Ensaios Agrícolas e Estufas (EPAAD). Aos alunos visitados foram-lhes mostradas as valências das Escolas através de suporte multimédia.

Com o mesmo intuito, no dia 10 de Maio, a ADA vai estar presente nas atividades da Feira de Orientação Escolar e Profissional, na Escola EB 2.3 de Cantanhede. A oferta educativa e formativa nas escolas profissionais da Associação Diogo de Azambuja está disponível no site www.ada-net.org