O Curso Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente, da Escola Profissional de Montemor-o-Velho, organizou uma visita de estudo à SICUR em Madrid, que decorreu entre os 1 e 3 de Março de 2012.

Esta visita, inserida no âmbito dos conteúdos lecionados nas várias disciplinas da Componente Técnica, Tecnológica e Prática, nomeadamente AMART (Ambiente e Métodos de Análise de Riscos no Trabalho), SHT (Segurança e Higiene no Trabalho) e FCT (Formação em Contexto de Trabalho) do Curso Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente (Nível IV), foi coordenada pela Professora Helena Cadima em colaboração com as professoras Marlene Teixeira, Ana Filipa Coelho e Gina Carvalho.

A participação em eventos tão abrangentes e englobantes a nível europeu, permite aos alunos do Curso Técnico de HSTA perspectivar o seu futuro e visualizar-se como cidadãos do mundo e neste caso parte integrante da comunidade europeia.

De acordo com a coordenadora da iniciativa, “os alunos têm oportunidade de pôr em prática várias áreas do saber, nomeadamente o saber fazer, fazer e refazer”, além de poder participar em “workshops” na feira, dado que existem muitos “stands” onde poderão aplicar os conhecimentos adquiridos principalmente nas disciplinas da área técnica.

Dado tratar-se de um grupo em final de formação, estando a um passo da sua inserção no mundo do trabalho, “esta visita foi de extrema importância dado que os alunos tomaram consciência da importância das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto europeu e a consciencialização dos alunos para a cidadania europeia, para além de ser um complemento fundamental para a aquisição de um leque variado de conhecimentos”, disse Helena Cadima. “O conhecimento de novas tecnologias e soluções de negócios poderão ainda despertar nos alunos a vontade de criar a sua própria empresa”, referiu.