Os alunos do Curso Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente (Nível IV) da Escola Profissional de Montemor-o-Velho (EPM), coordenados pelas Professoras Helena Cadima e Ana Filipa Coelho, realizaram um simulacro de “prevenção e segurança”, no Jardim de Infância da Carapinheira. 

Anteriormente, no dia 10 de Janeiro, os alunos, cuja idade varia entre os 3 e 5 anos, receberam uma formação alusiva e adequada à questão da segurança, em caso de emergência, sendo-lhes explicado como deviam evacuar o edifício, onde é que era o Ponto de Encontro, quais as suas responsabilidades, etc. 

Após esta formação, no dia 19 de Janeiro, pelas 14h00, com a coordenação das Educadoras Ofélia Libório e Teresa Cruto, foi realizado o simulacro. Ao soar o sinal sonoro indicativo da emergência, todos os alunos, de forma ordeira, deslocaram-se para o Ponto de Encontro, onde se realizou a contagem dos alunos e funcionários, de modo a confirmar que não teria ficado ninguém no edifício. O tempo de evacuação foi de 2,45 minutos.

A realização do simulacro de prevenção e segurança que a EPM realizou no Jardim de Infância da Carapinheira, e vai continuar a realizar noutros estabelecimentos de ensino, teve como principais objectivos: dotar o Jardim de Infância de um Nível de Segurança Eficaz, limitar as consequências de um acidente, sensibilizar para a necessidade de conhecer e praticar os Procedimentos de Auto-Protecção por parte de toda a comunidade educativa, verificar os aspetos que podem e devem ser melhorados.

De registar que durante este ano letivo será realizado mais um simulacro, desta vez com a colaboração dos Bombeiros Voluntários.