As escolas da Associação Diogo de Azambuja (ADA) - Profissional de Montemor (EPM) e Profissional Agrícola Afonso Duarte (EPM) - foram distinguidas com o galardão Eco-Escola –“Bandeira Verde 2011”.

“A atribuição da Bandeira Verde pela ABAE é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por toda a comunidade educativa envolvida no Projecto Eco-escolas”, referiu Joaquim José Carraco, Director Pedagógico da EPAD que, na parte da manhã, acompanhou os alunos e professores no programa lúdico-cultural e educativo que culminou com a entrega de centenas de galardões. Anotando que “estamos cada vez mais amigos do ambiente e mais conscientes das nossas corresponsabilidades”, Joaquim Carraco afirmou que “continuamos a ter muito trabalho pela frente, mas muita vontade de melhorar as nossas práticas ambientais”. “Continuamos a precisar do empenho de todos para atingir os nossos objectivos”, disse, agradecendo a colaboração de alunos, professores e comunidade educativa.

O Director Pedagógico da EPM, Mário Jorge Silva, que acompanhou o cerimonial, da parte da tarde, destacou que “o programa Eco-Escolas pretende encorajar acções e reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pelas escolas aderentes na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade”. Reconhecendo o trabalho desenvolvido pelas escolas da ADA “ao pensarem globalmente e agirem localmente”, Mário Jorge, agradecendo “o empenho de todos nesta iniciativa”, considerou que “este ‘eco-label’ testemunha a existência de um programa de educação para a sustentabilidade, que cumpre a metodologia proposta pelo Programa Eco-Escolas”.

Os respectivos projectos das escolas da ADA foram coordenados pela professora Helena Maria Carnaz Cadima (EPM) e professora Ana Maria Henriques da Cunha Martins (EPAAD), sendo as únicas escolas do concelho de Montemor-o-Velho a participarem “neste projecto de educação ambiental”.

Aldo Aveiro