A Escola Profissional (EPM) e a Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte (EPM), tuteladas pela Associação Diogo de Azambuja (ADA), foram premiadas com o galardão Eco-Escola –“Bandeira Verde 2011”, distinção que vão receber dia 7 de Outubro.

Este “eco-label” atesta a existência nestas escolas de um programa de educação para a sustentabilidade, que cumpre a metodologia proposta pelo Programa Eco-Escolas da Foundation for Environmental Education, representado em Portugal pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), constituindo, intrinsecamente, um factor de responsabilidade face ao investimento na sensibilização e promoção de atitudes que promovam o respeito pelo Ambiente.

O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental/EDS. Para isso, fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Os respectivos projectos das escolas da ADA foram coordenados pela professora Helena Maria Carnaz Cadima (EPM) e professora Ana Maria Henriques da Cunha Martins (EPAAD).

A cerimónia de entrega dos galardões integra um alargado plano de actividades lúdico-culturais, em Oliveira de Azeméis, distribuídas pelo Pavilhão Salvador Machado e pelo Pavilhão Municipal.