O Departamento Formação Profissional Contínua da Associação Diogo de Azambuja (ADA), a funcionar na Escola Profissional (EPM), vai realizar um Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, destinado a todos aqueles que pretendam adquirir o Certificado de Aptidão Pedagógica (CAP).


Nesta acção formativa, podem participar candidatos com o grau académico em bacharelato ou licenciatura, sendo também aberto a candidatos com o 12.º ano de escolaridade e experiência profissional de 5 anos na área.

O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores tem como objectivo fornecer aos participantes ferramentas e competências para exercerem a actividade de formadores.

Isto é, após o curso, os formandos devem possuir os conhecimentos adequados relativamente à sua performance, postura, atitudes e comportamento quando estiverem a exercer as funções de formador face aos sistemas e contextos em que se desenvolve a formação, devem estar capacitados de enfrentar as diferentes ocorrências no processo de ensino-aprendizagem, compreender os factores e processos de aprendizagem, e os melhores métodos e técnicas pedagógicas a utilizar e os objectivos pedagógicos que se exige, para além da avaliação que mais se coaduna com os objectivos, os recursos didácticos que se devem utilizar em formação e saber elaborar uma proposta de intervenção pedagógica.

O início do curso, que terá a duração de 99 horas, em horário pós-laboral, está agendado para 14 de Dezembro, nas instalações da EPM. As inscrições podem ser feitas na ADA e o custo é de 375,00 euros (IVA incluído), podendo ser pago em 3 prestações de 125,00 euros cada.

Aldo Aveiro