A Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte (EPAAD) vai realizar, nos próximos dias 10 e 11 de Março de 2011, algumas actividades pedagógicas ligadas à floresta e ao ambiente dirigidas à comunidade educativa e abertas à comunidade em geral.

No dia 10, a partir das 9h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Afonso Duarte, terá lugar um seminário designado “A Floresta Sustentável”, no âmbito do Projecto “Um bosque perto de si” da Ciência Viva e integrado no Ano Internacional das Florestas. Esta iniciativa conta com a participação de diferentes especialistas em questões florestais e ambientais.

No dia 11, na Galeria da Câmara Municipal e no laboratório de Química da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, a partir das 9h30, realiza-se um “Workshop da Ciência”, em colaboração com o Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e no âmbito do Ano Internacional da Química. Esta acção tem como objectivo levar os estudantes do ensino básico e secundário, através de experiências divertidas e actividades laboratoriais a contactar com a ciência e a tecnologia.

Programa do Seminário “A Floresta Sustentável”:

09h30 - Abertura do secretariado

10h00 - Sessão de abertura, com a intervenção do Dr. Pedro Machado (presidente da direcção da Associação Diogo de Azambuja), do Dr. Joaquim José Carraco (director pedagógico da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte).

10h30 - Apresentação do projecto “Um bosque perto de si”, com comunicações do Prof. Dr. César Garcia (investigador do Centro de Biologia Ambiental / Ciência Viva), da Dra. Graça Paços (professora da EB 2,3 ciclos de Vila Velha de Ródão) e Carolina Gomes (aluna do curso Técnico de Gestão do ambiente da EPAAD), sendo moderador o Eng. Mário Pardal (director técnico da EPAAD)

11h30 - ICNB/ Zonas Húmidas da Região Centro, será a temática a abordar pelo Eng. Francisco Bravo (técnico superior do ICNB).

12h15 – O tema “Importância dos serviços de planeamento e gestão florestal na valorização dos investimentos florestais - caso oryzon energias” é o tema apresentado pelo Eng. Ricardo Torres (director florestal da Oryzon Energias, do Grupo Ramos Catarino).

Depois do almoço, pelas 14h30, o Prof. Doutor Jorge Paiva, investigador do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, versará sobre o tema “A biodiversidade e a história da floresta portuguesa”.

16h45 – “Há fungos na floresta”é o mote da comunicação da Dra Anabela Marisa Azul, investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra), seguindo-se uma sessão prática com identificação de fungos, terminando o Seminário, pelas 18h00, com algumas intervenções na sessão de encerramento.

Clique para visualizar o cartaz do evento

Clique para visualizar o cartaz do Workshop de Ciências a realizar no dia 11

Fonte: GRPC - Aldo Aveiro (03-03-2011)