Pré-inscrição para cursos Profissionais

Formação Contínua

Formações Modulares Certificadas
Clique para mais informações

Apoios a Formandos 2018-20219

Clique aqui para mais informações

 

Utilizadores Online

Temos 111 visitantes em linha

No âmbito do Ano Internacional das Florestas 2011

Depois de uma dignificante participação no projecto “Um bosque perto de si”, a EPAAD volta a apresentar candidatura à 2.ª edição daquele projecto ambiental.

O sucesso alcançado pela Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte (EPAAD), em 2010, com a sua participação no projecto “Um bosque perto de si” que obteve “o melhor prémio de participação científica” motivou a instituição a apresentar a candidatura à 2.ª edição do projecto, a realizar em 2011, no âmbito do Ano Internacional das Florestas.

No intuito de divulgar e desenvolver esta iniciativa ambiental, a EPAAD esteve representada na cerimónia de lançamento do Ano Internacional das Florestas (AIF-2011), por cinco alunos – Manuela Figueiredo, Jessica Correia, Carolina Gomes, Edmilson Baptista e Stephanie Lopes – acompanhados da professora Florbela Leite, realizada, dia 2 de Fevereiro, no Centro de Ciência Viva (Proença-a-Nova). O lançamento oficial do projecto, que decorreu em simultâneo com a divulgação mundial, que teve lugar na 9.ª Sessão do Fórum das Nações Unidas para as Florestas, em Nova Iorque, foi uma iniciativa do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas em articulação com a Comissão Nacional da Unesco e com a colaboração da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Nesta cerimónia, no Centro Ciência Viva, foram apresentados: o projecto “Um Bosque perto de si”, por Rosário Oliveira, do Ciência Viva; o tema “Porquê tanta diversidade nos nossos bosques?”, por César Garcia, do Centro de Biologia Ambiental/Museu Nacional de História Natural, da Universidade de Lisboa; “Petiscos da Biodiversidade Florestal”, por Jorge Paiva, do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra; a apresentação do site oficial do Ano Internacional das Florestas, pela Autoridade Florestal Nacional, consultoria científica de Jorge Paiva; e “Há fungos na floresta”, de Marisa Azul, do Centro de Ecologia Florestal, Universidade de Coimbra; e a apresentação, pela EPAAD, das actividades realizadas no projecto de 2010. Teve ainda lugar a plantação de uma árvore, num gesto global para a preservação da floresta.

“A participação dos alunos da EPAAD nesta sessão, que integrou diversas temáticas ambientais, visou a assimilação dos objectivos do projecto “Um bosque perto de si”, no intuito de os divulgar junto dos colegas e comunidade educativa para os motivar para o desenvolvimento da 2.a edição do projecto”, explicou Florbela Leite. E adiantou que “a aluna Carolina Gomes, da EPAAD, apresentou, aos participantes na cerimónia, as actividades realizadas em 2010, que mereceram o melhor prémio de participação científica”.

Em Portugal, compete à Comissão Nacional da UNESCO dinamizar a iniciativa, em articulação com a secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, cujo projecto pretende promover a realização de actividades de promoção do desenvolvimento sustentável, da conservação, do desenvolvimento das florestas, em todo o mundo, bem como a sensibilização da população para o papel decisivo que as florestas desempenham no desenvolvimento global sustentável. “Um bosque perto de si” é um projecto Ciência Viva, integrado no programa de actividades do Ano Internacional das Florestas, que tem como objectivo levar os estudantes do ensino básico e secundário a visitar e estudar os ecossistemas florestais da sua região.

Participaram no lançamento do Ano Internacional das Florestas, o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, a presidente da Agência Ciência Viva e o presidente da Comissão Nacional da UNESCO e as escolas/alunos que em 2010 foram premiadas pelas actividades ambientais realizadas.

 

Fonte: GRPC - Aldo Aveiro (07-02-2011)