As turmas C2B e C2C do Curso Operador de Informática e a turma HH do Curso de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho, da Escola Profissional de Montemor-o-Velho (EPM) visitaram as duas fábricas da Renova em Almonda, Torres Novas, no dia 28 de Janeiro.

Acompanhados pelas professoras Ana Catarino, Helena Cadima e Helena Lourinho, a visita começou pela primeira fábrica, junto à nascente do rio Almonda, numa encosta rochosa, no interior da própria fábrica. Já no sector administrativo geral, os alunos “viveram” o ambiente de trabalho e ouviram uma exposição sobre a história da fábrica e as políticas seguidas ao nível da Segurança, Higiene e Saúde dos Trabalhadores e Ambiente. 

A visita à segunda fábrica, realizou-se em dois grupos, começando pela área exterior e zona de papel reciclado e pasta de papel. Aqui observaram que 50% da matéria-prima necessária é reciclada e os outros 50% são a pasta de papel, visitando também duas ETAR’s que tratam das águas necessárias para o próprio processo de produção.

No interior, presenciaram as linhas de produção informatizadas, robots de transporte de bobines, linhas de empacotamento, linhas de controlo de qualidade, laboratórios e armazém e visitaram uma marca líder europeia de produtos de grande consumo que exporta para mais de 50 países do mundo. Os principais produtos Renova são artigos descartáveis em papel, de uso doméstico e sanitário: papel higiénico, rolos de cozinha, guardanapos, lenços de bolso, lenços faciais, toalhas de mesa. Está ainda presente em artigos de higiene feminina, toalhetes humedecidos, papéis de embalagem, papéis de impressão e escrita.

De acordo com as professoras responsáveis, esta “aula” justificou-se, a nível pedagógico, pela intertextualidade das temáticas inerentes a vários módulos do curso de nível II: Informação de natureza diversa; Produtos sujeitos à publicidade dos Media; O Mundo Pessoal e Quotidiano; A Vida Profissional; Integração no mundo do trabalho; Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho; Segurança em Laboratórios de Materiais.

Relativamente ao curso de nível III, a Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho (HSST) foi o sector observado desde o processo de fabrico do papel, ao cumprimento das normas ISO de HSST, Ambiente e Qualidade. Ao nível da disciplina de Português, o trabalho relativo à publicidade do produto foi o objecto em análise, pela forte aposta em políticas de marketing dos produtos Renova.