A Associação Diogo de Azambuja (ADA, através da sua Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte (EPAAD), participa no concurso “Sim, este ano o Natal é amarelo” iniciativa promovida pela Tetra Pack em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Procurando escolas com “espírito natalício ecológico”, o projecto, em parceria com o programa Eco-Escolas, pretende sensibilizar para a importância da reciclagem das conhecidas embalagens “tetra pack”, utilizadas no acondicionamento de sumos, leite, natas, e outros produtos alimentares facilmente perecíveis. 

Com este propósito, a ABAE e a Tetra Pack lançaram o desafio aos estabelecimentos de ensino do país, no sentido de construírem a tradicional árvore de Natal tendo por base a reutilização das embalagens de cartão “tetra pack”, sendo predominantemente amarelas, no sentido de veicularem a mensagem de que aqueles resíduos devem ser depositados no ecoponto amarelo, para valorização posterior.

A árvore ecológica da EPAAD, concebida em “embalagens “tetra-pack”, tem cerca de 2,5 metros de altura e algumas mensagens ambientais. Foi construída pelos alunos do Curso Técnico de Gestão Ambiental (TGA – 3.º ano) e do Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural (TAR – 1.º ano), orientados pelas professoras Sandrina Tralhão e Ana Martins, com a colaboração da comunidade escolar que “respondeu positivamente” ao desafio.

Paralelamente, e estando em época natalícia, os mesmos alunos construíram um presépio, em material reciclado.

Para a candidatura ao concurso, os alunos publicitaram a “iniciativa ecológica” através de folhetos informativos e elaboração de um vídeo de sensibilização que foi apresentado a todas as turmas dos diferentes cursos da EPAAD.