Alcobaça e Batalha foram os destinos da visita de estudo realizada dia 11 de Novembro, pelos alunos da turma MB, do Curso Técnico de Multimédia, da Escola Profissional de Montemor-o-Velho (EPM), acompanhados do professor Jorge Fidalgo.

Tratou-se de uma actividade constante do Plano de actividades da EPM/Associação Diogo de Azambuja (ADA), cujos conteúdos programáticos se inserem na disciplina História da Cultura e das Artes, Módulo 4 “A Cultura da Catedral”, Turma MB (2º ano), pretendendo atingir, entre outros, os seguintes objectivos: proporcionar aos alunos o contacto directo com o património construído português; identificar características arquitectónicas e decorativas do Gótico; desenvolver o gosto pela área da cultura e das artes.

Nas visitas aos monumentos os tiveram oportunidade de escutar as explicações dadas pela guia, no Mosteiro de Alcobaça e pelo professor Fidalgo, no mosteiro da Batalha. Para o professor Jorge Fidalgo, “a iniciativa teve relevante importância, tendo em vista os conteúdos programáticos da disciplina”, sublinhando que “os alunos participaram activamente, colocando questões e fazendo a recolha fotográfica para a posterior realização de trabalhos”. Aliás, frisou, “uma das propostas desta actividade traduziu-se, precisamente, na recolha de registos fotográficos que, para além de retratarem aspectos relativos ao Gótico, deveriam ter qualidade técnica para uma posterior análise e tratamento em disciplinas da componente técnica do curso, e uma consequente exposição fotográfica”.

Assim, continua, “nas aulas de História da Cultura e das Artes os alunos realizaram o relatório individual da actividade, onde puderam salientar os principais conhecimentos adquiridos ou reforçados pela actividade”.

Ainda de acordo com Jorge Fidalgo, “os alunos demonstraram interesse e empenhamento, quer na fase de preparação da actividade quer na sua concretização”.

 

Fonte: GRPC – Aldo Aveiro