No âmbito da disciplina de Inglês
Vampiros e fantasmas, bruxas e feiticeiros, zombies e caveiras, criaturas fantásticas. Estes e outros “monstros amigáveis” deram forma a criativas e divertidas actividades para celebrar o Halloween.

 

Na Escola Profissional de Montemor-o-Velho (EPM) realizou-se, dia 29 de Outubro de 2010, a celebração do Halloween, o tradicional “Dia das Bruxas”, iniciativa dinamizada pelos alunos da turma AR, 2.º ano, integrada na disciplina de Inglês, do Curso de Animação Sociocultural. Orientada pelas professoras Gina Carvalho e Cândida Rente, esta actividade escolar, pretendendo valorizar a formação integral e do conhecimento do Aluno, promover o desenvolvimento de atitudes e adopção de comportamentos conducentes à formação pessoal e à aquisição de conhecimentos, teve como objectivos “celebrar um data festiva alusiva ao dia do “Halloween”; incrementar a responsabilidade e a criatividade; aumentar a auto-estima e a autoconfiança; animar a comunidade escolar; adquirir e desenvolver o gosto pela participação em actividades escolares; promover o convívio e a competição saudáveis.”

Mário Jorge Silva, director pedagógico da EPM, antes do início do evento, disse que “esta actividade visa reconhecer e valorizar costumes de outros povos e outras culturas, nomeadamente de língua inglesa, uma disciplina do plano curricular do Curso de Animação Sociocultural”. Trata-se, por isso, acrescenta, “de uma iniciativa que pretende promover o encontro salutar de toda a comunidade escolar, reconstituindo uma tradição cultural que ocorre nos países anglo-saxónicos, e que nos últimos anos tem ganho especial relevância no nosso país, e que motiva o estudo do Inglês.”

Para as professoras orientadoras da iniciativa, “a criatividade, espírito de equipa e a competição saudável atingiram os objectivos da actividade”, sublinhando que “os alunos participantes estavam fantasiados de forma muito original, exibindo uma grande diversidade de trajes, bruxas, vampiros, monstros, zombies, fantasmas e, até, mesmo mortos, recriando personagens famosos como Drácula e Frankestein”. “Os participantes revelaram muito dinamismo e interesse pela actividade ligada à disciplina de Inglês”, frisaram.

A abóbora, a vela, o esquife, o caldeirão, a vassoura, a aranha, o morcego, a serpente, o sapo, o gato preto, as cartas, as moedas, assim como as cores laranja, preto e roxo, foram adereços que caracterizaram o “Dia das Bruxas”.

Após a avaliação feita pelo júri composto por Docentes e Funcionários da escola, os resultados dos três vencedores, entre 10 cenários, foram divulgados pelos apresentadores de serviço: o primeiro lugar foi entregue ao grupo da turma AQ – Animação Sóciocultural, que apresentou uma dramatização de mortos-vivos/Lúcifer); o segundo lugar foi atribuído à turma C2B, do Curso de Operador de Informática (nível II) que apresentou uma simulação de um crime, e o terceiro lugar coube à turma MB, do Curso de Multimédia, com um cenário de labirinto.

Após um desfile de diferentes figurinos, também o júri contemplou três caracterizações: Diana, do Curso MC; Tiago Martins/Caty, da AQ; e ex-equo, Ana Duarte, de AR e Ivan de AS.

No final, o director financeiro da ADA, Luís Alves, agradeceu a participação dos alunos e comunidade educativa nesta actividade que, integrada no plano curricular, pretendeu “despertar o interesse dos alunos para aprender o idioma inglês, através de uma forma criativa, atractiva e interessante”.

A cobertura vídeo-fotográfica desta actividade ficou a cargo dos alunos da turma de Multimédia.

 

 

 

 

 

 

 

A cobertura vídeo-fotográfica desta actividade ficou a cargo dos alunos da turma de Multimédia.