Operadores de Máquinas Agrícolas e Operadores de Informática, alunos da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte (EPAAD) e Escola Profissional (EPM), respectivamente, realizaram, com êxito, a última etapa do seu percurso de formação, obtendo a sua certificação profissional e o 9.º ano de escolaridade.

 

A Prova de Avaliação Final (PAF), assumindo o carácter de prova individual de desempenho profissional, consiste na realização, perante um júri, de um ou mais trabalhos práticos, baseados nas actividades do perfil de competências visado, devendo avaliar os conhecimentos e competências mais significativos. É aplicada aos alunos que tenham obtido aproveitamento na componente de formação tecnológica e assiduidade no estágio, relativo ao desenho curricular de cada curso. A PAF integra-se na componente de formação em contexto de trabalho e tem como objectivos verificar a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências técnicas, hábitos de trabalho e atitudes inerentes às funções da área profissional do curso em que o aluno se insere, necessárias para a qualificação profissional a adquirir.

Antes desta etapa têm lugar a certificação escolar e a formação em contexto de trabalho realizada numa empresa ou instituição do sector de actividade afim da área de formação do curso.

Fizeram a PAF do Curso Operador de Máquinas Agrícolas, 13 alunos da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, no dia 10 de Julho de 2010, perante um júri, estando presentes vários empresários agrícolas da região que os tinham acolhido em FCT - Formação em Contexto de Trabalho.

Além da obtenção do nível de escolaridade equivalente ao 9.º ano, estes jovens ficaram habilitados a conduzir, manobrar e fazer a manutenção do tractor agrícola com atrelado e de equipamento de mobilização de solo e a proceder à operação, regulação e manutenção de máquinas e equipamentos agrícolas.

As PAF tiveram lugar no Campo Pedagógico das Areias e constaram de Provas Práticas com manobramento de tractor agrícola acoplado com várias alfaias: grade de discos, charrua, grade rotativa de facas direitas (rototerra), escarificador, enfardadeira de rolos e destroçadora.

De notar que o Operador de Máquinas Agrícolas é o profissional que, no domínio das técnicas e procedimentos adequados e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de protecção do ambiente, conduz, opera, regula e efectua a manutenção do tractor, máquinas e alfaias de utilização agrícola, com vista à instalação e manutenção de culturas, bem como à colheita e ao acondicionamento de produtos agrícolas.

 

PAF’s certificaram competências a 23 alunos

No dia 13 de Julho foi a vez de 10 alunos da EPM realizarem a PAF de Operador de Informática. Tratou-se de uma prova de desempenho profissional e consistiu na realização de uma Prova Teórica e uma Prova Prática com a duração total de 7 horas, nomeadamente 3,5 em Sala de Informática e 3,5 em Oficina de Informática no dia 13 de Julho de 2010. Assim, perante um júri, realizaram uma apresentação/defesa da prova, onde realçaram os aspectos mais positivos de todo o processo de formação. Dos membros de Júri destacou-se a presença de um representante de uma associação sindical não do sector de actividade afim ao curso, mas do sector da educação.

De salientar que os jovens realizaram uma PCT de 210 horas em empresas de informática da região (Paião, Figueira da Foz, Cantanhede e Coimbra) e cumpriram todos os objectivos propostos, tendo sido a fase final uma das mais importantes ao nível do “saber fazer”.

O Curso de Operador de Informática habilita o profissional a saber operar com processador de texto, operar com folhas de cálculo, criar apresentações, criar e operar com bases de dados, assim como as competências necessárias para efectuar a instalação, a configuração e a operação de software de escritório, redes locais, Internet e outras aplicações informáticas, bem como, a manutenção de computadores, periféricos e redes locais, tendo em conta as especificações técnicas dos equipamentos informáticos e os instrumentos e ferramentas adequados e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de protecção do ambiente.

No total, foram 23 alunos que obtiveram o 9.º ano de escolaridade e a certificação de competências profissionais nos cursos que escolheram.

Acrescente-se que as Prova de Aptidão Profissional (PAP) para os alunos que obtêm o 12.º ano de escolaridade tiveram início dia 12 e terminam dia 22 de Julho. Neste final de ano lectivo, são 5 as áreas de formação que terminam o seu ciclo nas Escolas da ADA: Informática de Gestão, Animação Sociocultural e Construção Civil – Desenho (Escola Profissional) e Turismo Ambiental e Rural e Técnico de Produção Agrícola (Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte), cujas PAP decorrem, publicamente, na Galeria Municipal de Montemor-o-Velho.