A Associação Diogo de Azambuja (ADA) encerrou o ano lectivo com uma Semana Cultural e Desportiva, com muitas e variadas actividades, envolvendo cerca de 400 alunos.

Com esta iniciativa a ADA pretendeu “abrir as suas escolas à comunidade, proporcionando aos alunos uma oportunidade de apresentarem o que aprenderam e desenvolveram neste ciclo escolar, quer a nível educativo quer a nível de contexto de trabalho”.

Para Mário Jorge Silva, director pedagógico da Escola Profissional de Montemor (EPM), “os objectivos desta Semana Cultural foram atingidos”, explicando que “a partilha de experiências através das mais variadas actividades, a proximidade e entreajuda de todos os agentes educativos, a abertura ao meio envolvente com a promoção de todo o trabalho aqui desenvolvido”, foram propósitos projectados e alcançados. Êxito que Mário Jorge faz questão de dividir, enfatizando que “a apresentação e defesa das 70 Provas de Aptidão Profissional (obtenção de diploma profissional, de nível III, com equivalência ao 12.º ano), de 12 a 22 de Julho, são uma via para o sucesso dos alunos, mas também da ADA, mercê da reconhecida qualidade formativa”.

Reforçando estas declarações, também o director pedagógico da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, Joaquim José Carraco, se mostrou entusiasmado, afirmando que “todos estes objectivos, aliados à dinâmica presente em cada uma destas actividades é fruto do trabalho e empenhamento de professores, funcionários e alunos e à dedicação dos parceiros da ADA”. “Que estes sucessos nos façam crescer como comunidade educativa e profissional em todas as dimensões, pois é nossa responsabilidade sermos um exemplo a seguir”, destacou, desejando os “parabéns a toda a comunidade educativa”.

As actividades da iniciativa, cujo programa foi elaborado pelos alunos da ADA com o empenho e dedicação dos docentes e funcionários e colaboração dos pais e encarregados de educação, repartiram-se entre o Choupal, átrio do Mercado Municipal, Pavilhão Municipal, Castelo, EPM e EPAAD, além de uma descida do Rio Mondego desde Penacova a Montemor, envolvendo cerca de quatro centenas de jovens que frequentam as escolas da ADA.

Exposições de fotografias e apresentações multimédia, feira do livro, atelier de pintura, workshops, maratona fotográfica, concurso de danças africanas, concurso de pesca, torneios desportivos, inauguração da Horta Biológica, rastreios médicos e apresentações para uma alimentação saudável, desfile Miss e Mister ADA e a participação de alunos da ADA no projecto Peregrinação, almoço-convívio, entre outras actividades, preencheram o programa da Semana Cultural e Desportiva da ADA.