A Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas (APEPA) reuniu-se, dia 4 de Junho, em Marco de Canaveses. As sessões de trabalho da APEPA tiveram lugar no terceiro dia da “I Semana de Desenvolvimento Rural na Escola Profissional de Mirandela”.

A direcção da APEPA, da qual faz parte a Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte (EPAAD), tutelada pela Associação Diogo de Azambuja (ADA), e nestes trabalhos representada pelo Director Pedagógico, Joaquim José Carraco, acompanhado pelo Director Financeiro da ADA, Luis Cantante, depois de uma visita às instalações da Escola Profissional Agrícola anfitriã, esteve reunida para analisar e discutir assuntos inerentes ao funcionamento e objectivos das Escolas Profissionais Agrícolas.

 

Ao início da tarde, os representantes das Escolas Profissionais Agrícolas filiadas na APEPA, estiveram reunidos em sessão plenária. Este encontro, na primeira parte, incluiu uma apresentação individual de cada escola: identificação de pontos fortes e pontos fracos; caracterização dos problemas actuais e visão prospectiva/perspectiva de desenvolvimento do futuro.

A segunda parte do plenário foi preenchida com intervenções de especialistas/investigadores e de elementos das tutelas da Educação e Agricultura, nomeadamente DREN e DRAN que, “depois de ouvirem a apresentação das escolas, partilharam reflexões e informações”, suscitando um oportuno e elucidativo debate. Depois das conclusões e encerramento do plenário, os representantes das Escolas Agrícolas visitaram o Centro de Formação de Basto (Escola Profissional de Fermil) e foram recebidos na Câmara Municipal de Mondim, cujo presidente ofereceu o jantar.

No dia 5, de manhã, tiveram oportunidade de assistir às finais de diferentes encontros desportivos, em Mirandela, tendo a EPAAD participado com três equipas nas modalidades de Futsal masculino, Futsal feminino e Atletismo, com acompanhamento dos professores Alexandre Coelho, Ana Maria Martins e Paulo Soares.

De referir que estas actividades tiveram lugar durante a realização da I Semana de Desenvolvimento Rural na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela, que decorreu entre 2 e 5 de Junho.

No âmbito da efeméride foram dinamizados vários eventos de carácter cultural e recreativo, com especial enfoque para o torneio inter-escolas de futsal, peddy-paper, colóquios, workshops, encontro gastronómico, entre outros.

É oportuno recordar que a APEPA foi criada em 01 de Julho de 1994, e representa um universo de 20 Escolas Profissionais, onde existe uma oferta de formação diversificada que vai da Agricultura, às agro-indústrias, passando pela floresta e mais recentemente com uma oferta de formação ligada às actividades do Mundo Rural, como o turismo, o artesanato, a cinegética ou a construção civil tradicional. A APEPA está associada numa Associação Internacional para o ensino Agrícola designada por EUROPEA Internacional onde estão representadas todas as Associações Nacionais de Ensino Agrícola de todos os estados membros da União Europeia.