Apoios a Formandos 2016-2017

Clique aqui para mais informações

Utilizadores Online

Temos 32 visitantes em linha

Os alunos mais novos da Escola Profissional de Montemor-o-Velho (EPM) do Curso Operador de Informática – C2A e C2B – visitaram, dia 18 de Maio, a nova exposição interactiva, concebida e desenhada pela equipa do Exploratório Infante D. Henrique Ciência Viva, em Coimbra.

O tema “Em boa forma... com a ciência”, esboçando as relações entre as ciências básicas e a saúde num conjunto diversificado de actividades, abrangeu os seguintes objectivos: promover o aprofundamento de uma cultura científica, técnica e humanística; contribuir para uma atitude positiva face às Ciências; criar capacidades de intervenção social; experimentar e procurar o que há de invariante numa situação e tentar encontrar generalizações aplicáveis noutras situações; desenvolver a tendência para procurar, ver e apreciar estruturas abstractas presentes nas situações propostas e extrapolar essa tendência para situações relativas a problemas do dia-a-dia, à natureza ou à arte; brincar com os 5 sentidos na exposição “Sentir.com”; visitar um orquidário ao cubo e ver o Sol (Planetário) e construir numa das muitas exposições interactivas.

Acompanhados pelas professoras Ana Maria Catarino e Cristina Macedo, os jovens alunos participaram em todas as actividades relacionadas com o seu Bem-Estar e em actividades para compreenderem o funcionamento do seu Corpo e do Mundo em geral.

Uma exposição interactiva sobre os princípios básicos da ciência e a sua estreita ligação à saúde foi resumida num arquipélago de experiências em crescimento/erupção e foram objecto prático de 2 horas de actividade pelo que, segundo as professoras “o resultado foi muito positivo, porque em grupos de 5 alunos e um monitor foram convidados a Experimentar quase tudo”. Referiram que “o Planetário foi outra actividade muito interessante e enriquecedora, tendo os alunos sido convidados a ver e a interpretar as Estrelas.” “A visita terminou com a participação nas actividades de exterior, constituída por vários Módulos relacionados com a Luz, a Água, a Terra, a Força, o Movimento, entre outros”, sublinharam.