Nos dias 22 e 23 de Abril, vai ter lugar, em Montemor-o-Velho, um intercâmbio escolar, actividade integrante do estágio de final de curso de duas alunas da Escola Profissional/Associação Diogo de Azambuja (ADA/EPM) - Sara Simões e Cristina Ferreira - do Curso de Animação Sociocultural.

Abraçando dinâmicas culturais, lúdicas e desportivas, a iniciativa, organizada pelas alunas finalistas, vai acolher cerca de uma centena de pessoas, entre alunos, pessoal docente e não-docente e convidados, oriundos das Escolas Profissionais de Moita do Ribatejo e Niza, onde também é ministrado o curso em apreço, além da Escola de Montemor-o-Velho.

Partilhar experiências sobre o trabalho do animador sociocultural e promover o convívio entre alunos do Curso de Animador Sociocultural são os objectivos da iniciativa integrante do estágio curricular das referidas alunas.

Esta actividade curricular vai desenvolver-se de acordo com o seguinte programa:

Dia 22, 9h00 – recepção aos convidados, na Escola Profissional (EPM); 10h30 – Seminário “O Animador no séc. XXI”, no Auditório da EPM, com comunicações da animadora Joana Pombo da Associação “Acção para a Justiça e Paz” da Granja do Ulmeiro (AJP) e por uma finalista do Curso de Animação Socioeducativa da Escola Superior de Educação de Coimbra. Pelas 14h30, terá lugar uma apresentação das actividades das Escolas participantes, nomeadamente feira e mostra de artesanato, teatro de fantoches, pintura de tela (‘O animador no séc. XXI e o Multiculturalismo’) e mural de opiniões, terminando as actividades deste dia, entre as 21h00 e a meia-noite, com espectáculos de dança e música.

No dia 23, pelas 10h00, inicia-se o Peddy Paper com actividades radicais, em diversos locais da vila de Montemor-o-Velho – corrida de bicicletas com obstáculos, corrida de sacos com obstáculos, escalada, canoagem, tiro ao alvo, seguindo-se um almoço-convívio no Parque de Campismo. Pelas 14h30, na EPM terá lugar uma “cerimónia de despedida” com intervenção de representantes dos organismos presentes, entrega de diplomas e entrega de lembranças às escolas participantes.

Além da colaboração de diversas empresas do concelho, o intercâmbio escolar tutelado pela ADA/EPM tem o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Junta de Freguesia de Montemor-o-Velho, Caixa de Crédito Agrícola do Baixo Mondego, Sociedade Águas do Luso.