Promover as actividades pedagógicas e divulgar os cursos formação das Escolas Profissionais de Montemor-o-Velho são os objectivos da participação e parceria da Associação Diogo da Azambuja (ADA) no Festival do Arroz e da Lampreia. Afirmação de Mário Jorge Silva, director Pedagógico da Escola Profissional de Montemor-o-Velho, ao explicar o envolvimento e parceria da ADA no VIII Festival do Arroz e da Lampreia que, “abriu as portas” dia 5 de Março e encerra dia 14.

“A parceria da ADA nesta iniciativa era inevitável”, disse Mário Jorge Silva, fundamentando que “o município de Montemor é o primeiro promotor das Escolas Profissionais de Montemor-o-Velho”. “Daí, faz todo o sentido que os Cursos de Animação e Multimédia da Escola Profissional e todos os cursos da Escola Agrícola participem activamente no evento; é uma oportunidade para os alunos mostrarem o trabalho que se realiza em ambas as escolas”, frisou.

Desta parceria resultou a participação do Curso de Animação Sócio-cultural, responsável pela iniciativa “Animada”, um “Espaço Infantil” destinado a garantir o acolhimento de crianças, com diferentes animações lúdico-recreativas, enquanto os pais podem, tranquilamente, saborear a gastronomia ou apreciar os diferentes stands de promoção das artes tradicionais ou presenciar os momentos de animação.

Também o Curso Multimédia é o responsável pela cobertura vídeo-fotográfica do evento, visionada em toda a tenda onde se realiza o festival, com particular ênfase para os momentos em que os chefes de cozinha - Henrique Sá Pessoa (dia 6), Chakal e Luís Lavrador – protagonizam a inovação e criatividade de novos pratos à base do arroz carolino do Baixo Mondego.

Joaquim Carraco, director pedagógico da Escola Agrícola, reforça o empenhamento e parceria no festival, avançando que “a Escola Agrícola vai ter um stand com venda de produtos feitos à base do arroz produzido nos campos experimentais da escola e trabalhados na própria escola”.

De resto, também a ADA montou, na tenda do festival, um stand promocional dos cursos ministrados em ambas as escolas. De notar que a Escola Profissional de Montemor-o-Velho, apostando em novos desafios, vai realizar um curso de Nível V de Técnico Superior de Higiene e Segurança no trabalho, bem como realizar Cursos de Formação de Formadores (inicial) e de Reciclagem. Em caso de interesse em obter mais informações devem contactar a Escola Profissional.