Os alunos finalistas do Curso de Informática e Gestão da Escola Profissional de Montemor-o-Velho participaram, de 4 a 7 de Março, numa visita de estudo à CeBIT 2010 em Hannover, na Alemanha. Tratou-se de uma componente didático-pedagógica que se insere no âmbito dos conteúdos leccionados nas várias disciplinas da Componente Sociocultural, Técnica, Tecnológica e Prática, sendo acompanhados pelos professores Gina Carvalho e Alberto Jorge Jesus.

 

Sendo a Cebit a feira internacional mais importante para a indústria digital, os focos centrados na exposição e congresso apresentam as soluções de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todas as áreas de trabalho e da vida. Esta actividade permitiu aos alunos perspectivar o seu futuro e visualizar-se como cidadãos do mundo e neste caso parte integrante da comunidade europeia.

Os alunos tiveram a oportunidade de pôr em prática várias áreas do saber assim como participar em “workshops” em diferentes “stands” implantados na feira, onde puderam aplicar os conhecimentos adquiridos principalmente nas disciplinas da área técnica. Tratando-se de um grupo em final de formação, a um passo da sua inserção no mundo do trabalho, foi de extrema importância “a tomada de consciência da importância das Tecnologias de Informação e Comunicação” no contexto europeu e a consciencialização dos alunos para a cidadania europeia, para além de ser um complemento fundamental para a aquisição de um leque variado de conhecimentos. Aliás, o conhecimento de novas tecnologias e soluções de negócios poderão ainda despertar nos alunos a vontade de criar a sua própria empresa.

Paralelamente, esta visita de estudo possibilitou aos alunos o contacto com outras culturas e línguas. Assim, estes tiveram uma excelente oportunidade de aplicar os seus conhecimentos adquiridos na disciplina de Inglês, uma vez que, os jovens tiveram de comunicar numa língua diferente da sua língua materna.

Além de todas as justificações curriculares, objecto da iniciativa, a visita de estudo também tem significado relativamente à caracterização sociocultural dos alunos nela envolvidos, revestindo-se para a grande maioria, de uma oportunidade única de contactar com realidades novas e diferentes daquelas com que são confrontados no seu dia-a-dia.

Alunos e professores ficaram alojados em Frankfurt, onde tiveram oportunidade de visitar alguns pontos turísticos e culturais da cidade: Museu de Arte Moderna, Alte Opera e Praça Romerburg além da área financeira da bolsa de Frankfurt. No dia 6 de Março deslocaram-se de comboio, ligação “intercity Express” (ICE), entre Frankfurt e Hannover, onde visitaram a Cebit, participando em “workshops”.