alt

A Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, realizaram conjuntamente, no passado dia 3 de Outubro, o Dia Aberto de Milho/Dia de Campo, o qual contou com a presença de 123 convidados, entre Agricultores, Técnicos, Alunos, Empresas da fileira, Serviços Oficiais, Instituições Ensino Agrícola e Comunicação social.

alt

1. Assim pelas nove e trinta, no Campo Experimental do Bico da Barca e após a recepção junto do Secretariado do evento e das boas vindas e abertura pelo representante do Sr. Director Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Eng.º Nuno Neves e pelo Diretor da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, Dr. Joaquim Carraco, teve lugar a visita ao 1º painel de campo de ensaio onde se pretendia avaliar a capacidade produtiva de cada variedade, bem como avaliar o ciclo vegetativo e o teor de humidade à colheita de 12 variedades de milho do ciclo FAO 500 -Técnicos responsáveis do ensaio: Eng.º António Jordão (DRAPC) e Eng.º Mário Pardal (EPAAD).

2. Após a visita a este evento experimental no Bico da Barca, a comitiva dirigiu-se para a Unidade Experimental do Campo das Areias, da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, inserido na sua Rede de Ensaios 2014, onde foi visitado o setor nº 1 do Campo de Ensaios de Variedades de Milho, contendo 23 variedades, dos ciclos FAO 200 e 300, bem como o setor nº 2, contendo 33 variedades, dos ciclos FAO 400, 500 e 600. Os objectivos deste Ensaios centram-se na avaliação da capacidade produtiva de cada variedade e a sua adaptabilidade na região do Baixo Mondego, bem como avaliar os seus ciclos produtivos e os seus teores de humidade á colheita. Técnico responsável do ensaio: Eng.º Mário Pardal-EPAAD.

alt

Participaram na parceria destes ensaios, as seguintes empresas:

Lusosem, Syngenta, Advanta, Ragt, Newseeds, Maisadour, Cadubal, Agrozim, Dekalb, Rocalba, Wam, Bayer Crop Science e Agrovete.

alt

Pelas 13h15, foi feita a recepção a todos os participantes nesta Jornada Técnica de Campo, na Sede da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, ao qual se seguiu o tradicional Almoço de confraternização, e que esteve sempre bastante animado com os agricultores, técnicos, entidades oficiais, alunos e empresas da fileira a conviverem e a interagirem de forma activa e salutar.

A ESCOLA PROFISSIONAL AGRÍCOLA AFONSO DUARTE E A DIREÇÃO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO CENTRO AGRADECEM A TODOS AS EMPRESAS PARCEIRAS NESTA REDE DE ENSAIOS DE MILHOS TODA A SUA DISPONIBILIDADE E COLABORAÇÃO TÉCNICA, E REAFIRMAM A SUA CONVICÇÃO NA IMPORTÂNCIA DE CONTINUARMOS TODOS ATENTOS À FILEIRA E A EMPREENDERMOS NOS ANOS SEGUINTES MAIS ENSAIOS SEMELHANTES E QUE PORVENTURA NOS POSSAM DAR MAIS PARÂMETROS DE OBSERVAÇÃO, POR FORMA A ENGRANDECERMOS A RENTABILIDADE E AS PERFOMANCES DESTE CEREAL DE IMPORTÂNCIA TÃO ESTRATÉGICA.