A Associação Diogo de Azambuja (ADA), fundada em 1999, é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à promoção do ensino profissional e à integração dos seus alunos no mercado de trabalho.
Em 1998, a introdução da figura do proprietário em substituição à de promotor, alterou o modelo de relacionamento das entidades com as escolas profissionais, impulsionou a união de esforços das entidades locais e culminou na criação da Associação Diogo de Azambuja (ADA). Esta união visou fortalecer a oferta de ensino profissional na região, a partir da união da Escola Profissional de Montemor-o-Velho (EPM) e a Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte (EPAAD) sob a alçada da ADA.
A ADA é um motor de desenvolvimento para a região, impulsionado pela crença no poder transformador da educação. Trabalhamos em parceria com empresas e instituições locais, oferecendo formação de qualidade e oportunidades de estágio, formando técnicos qualificados que contribuem para o desenvolvimento da comunidade e facilitam a inserção dos nossos alunos no mercado de trabalho.
Juntos, construímos um futuro melhor para a nossa comunidade, investindo na educação e no desenvolvimento profissional dos nossos jovens e adultos. A nossa rede de parcerias com empresas e instituições da região fortalece a formação dos nossos alunos, proporcionando estágios e oportunidades de trabalho, e contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de técnicos qualificados.
A ADA atua em duas grandes áreas, promovendo o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus alunos:
Oferecem cursos profissionais de nível IV, com dupla certificação (diploma profissional e equivalência ao 12º ano), permitindo o ingresso no mercado de trabalho e/ou o prosseguimento de estudos.
Departamento de Formação Contínua: Assegura formação modular para profissionais ativos e desempregados, em diversas áreas de atuação, visando atualizar e aprimorar as suas competências profissionais.
A ADA oferece formação para diferentes perfis, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um:
Que buscam uma alternativa ao ensino regular e desejam adquirir uma qualificação profissional.
Que desejam continuar os seus estudos e obter um diploma profissional e equivalência ao 12º ano.
Que procuram atualizar ou aprofundar os seus conhecimentos em áreas específicas.
Que necessitam de serviços especializados ou produtos de qualidade nas áreas agrícola e agroindustrial produzidos nas explorações agrícolas da EPAAD.
Equipa docente: A equipa docente da ADA é composta por professores e formadores qualificados, com formação académica ou experiência técnica nas áreas que lecionam, garantindo a qualidade do ensino nas duas escolas e no Departamento de Formação Contínua.
Equipa não docente: A equipa não docente da ADA é composta por profissionais especializados em diversas áreas, como gestão, finanças, psicologia, orientação e apoio pedagógico, que garantem o bom funcionamento da escola e o bem-estar dos alunos. Para além de dois Diretores Pedagógicos e um Responsável Financeiro, a equipa conta com o Departamento dos Serviços Financeiros e de Contabilidade, a Secretária de Direção, o Gabinete de Projetos Especiais, os Serviços de Informática, o Gabinete de Psicologia e Orientação, os Serviços de Apoio Pedagógico, o Departamento de Prestação de Serviços e o Departamento de Formação Contínua.
A Associação Diogo de Azambuja (ADA) dispõe de uma infraestrutura completa para o ensino e a aprendizagem, distribuída em dois edifícios na Vila de Montemor-o-Velho.
A Escola Profissional de Montemor-o-Velho (EPM) conta com 11 salas de aula normais, 4 salas de informática, uma sala de desenho, biblioteca, sala de estudo, laboratório, bar, refeitório, secretaria, reprografia, 7 gabinetes, sala de reuniões, sala de professores e um auditório com 80 lugares.
A Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte (EPAAD) dispõe de 6 salas de aula, laboratório, sala de informática, biblioteca, secretaria, sala de professores, além de 5 terrenos (3 arrendados e 2 cedidos), com cerca de quinze hectares, estufa, hangar de máquinas, uma pequena oficina e viveiros.
A ADA financia as suas atividades através de diferentes fontes de receita:
Esta diversificação de fontes de financiamento permite à ADA manter a sua sustentabilidade financeira e garantir a qualidade dos seus serviços.
A Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego estabelece parcerias estratégicas com entidades de referência, a nível local, regional e nacional, para garantir a qualidade e a relevância da sua oferta formativa.
Ministério da Educação
Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP)
Direção-Geral da Educação (DGE)
Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)
Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)
Associação Nacional de Escolas Profissionais
Associação Portuguesa do Ensino Aprendizagem e Formação Profissional
Redes sectoriais de Escolas Profissionais
Conselho Municipal de Educação
Associação para o Desenvolvimento da Educação do Baixo Mondego
Rede Regional para o Emprego do Baixo Mondego
Comité Municipal de Geminações
Rede Social do Concelho de Montemor-o-Velho
Associação Nacional de Escolas Profissionais
Associação Portuguesa do Ensino Aprendizagem e Formação Profissional
Redes sectoriais de Escolas Profissionais
Conselho Municipal de Educação
Associação para o Desenvolvimento da Educação do Baixo Mondego
Rede Regional para o Emprego do Baixo Mondego
Comité Municipal de Geminações
Rede Social do Concelho de Montemor-o-Velho